fbpx

Você sabe como manter o cadastro de clientes atualizado?

Manter o banco de dados de cadastro de clientes atualizado é extremamente importante para qualquer empresa, pois os consumidores são a força vital do negócio. O cadastro de clientes é uma ferramenta útil que permite: identificar tendências, criar fidelização, aumentar a comunicação com os consumidores e melhorar a experiência.

Falhando em manter as informações atualizadas, é possível que as estratégias investidas não alcancem o sucesso esperado, pois a empresa estará buscando atingir um público do qual ela já não tem pleno conhecimento.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter seu cadastro de clientes atualizado, a fim de um aproveitamento máximo. Boa leitura!

Peça atualização de dados sempre que o cliente for à loja

Se é uma atualização, nada melhor que o próprio cliente fornecer os dados diretamente. Assim, é importante desenvolver uma estratégia em que o consumidor repasse as novas informações sem se sentir pressionado ou constrangido, pois isso pode atrapalhar a experiência de compra e afastar esse consumidor.

Além disso, certifique-se de que as informações mais importantes estejam definidas como obrigatórias. Por exemplo:

  • nome;
  • endereço de e-mail;
  • números de telefone;
  • endereço residencial (se for utilizado para entregas).

Delegue um funcionário para manter a atualização

Essa estratégia pode ser definida a partir de dois pontos: o primeiro é definir um colaborador para ficar responsável pela atualização direta do sistema; o segundo é indicar um profissional para abordar diretamente os clientes na loja — complementando a dica anterior. Treine esses funcionários para uma abordagem adequada.

Isso garantirá que você tenha informações completas no cadastro de clientes. Para manter seus dados atualizados, é interessante perguntas diretas, mas que tenham a ver com a necessidade atual do cliente. Quanto mais coesa a pesquisa e abordagem, mais dados precisos você terá.

Certifique-se de que suas campanhas de marketing estão vinculadas ao seu banco de dados. Isso é extremamente importante, pois todos os e-mails utilizados em campanhas estão vinculados ao cadastro do cliente.

Mas também é essencial desenvolver um acompanhamento analítico do resultado das campanhas. Se os e-mails constantemente retornam, significa que o cadastro precisa ser atualizado.

Todas as informações obtidas no trabalho de monitoramento podem ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes.

Evite contatos duplicados

Esse tipo de situação ainda acontece muito e pode prejudicar a estratégia do cadastro de clientes. Muitas empresas acabam tendo dificuldade em atualizar seus bancos, pois existem cadastros duplicados.

O fato é que, se houver mais de uma entrada para um contato específico, existe a possibilidade de que nenhum cadastro contenha informações completas, tornando praticamente impossível uma interação correta com os consumidores.

Uma ótima dica é combinar sempre os cadastros duplicados, comparando as informações e preenchendo as lacunas em um deles, e após isso, excluir, desabilitar ou inativar o cadastro que não será mais utilizado.

Adquira um sistema que facilite a atualização cadastral

A verdade é que não há como manter uma correta atualização cadastral sem a ajuda da tecnologia. No mercado, atualmente, existem softwares capazes de realizar esse trabalho com extrema eficiência.

Na ID Brasil, há uma busca constante em simplificar o processo de cadastro e atualização dos dados do cliente para que essa tarefa seja feita de forma rápida e assertiva.

No sistema Sofstore, por exemplo, é possível cadastrar os clientes diretamente na tela de vendas, e informar somente dados básicos como Nome, Email, Telefones e CPF (para evitar duplicações), bem como atualizar os dados cadastrais sem necessidade de mudar de tela, ou cancelar o processo anterior.

Entre em contato com a ID Brasil e veja como podemos apoiar sua empresa a criar e manter um cadastro de clientes totalmente atualizado.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS